Já ouviu falar em função referencial ou denotativa da linguagem? Fique tranquilo que a definição é mais simples que o nome: nos estudos gramaticais, essa é simplesmente uma função com o objetivo de informar quem está lendo.
Geralmente, textos que fazem uso dessa função são escritos em terceira pessoa e não envolvem subjetividade ou emoção. Se você pensou nos gêneros jornalísticos mais tradicionais como notícias e reportagens, está no caminho certo.
Entre os diversos elementos da comunicação, como o emissor, o receptor, o meio e a mensagem, os textos jornalísticos têm como foco principal a mensagem, e o objetivo é que quem os lê saia mais informado sobre determinado assunto.
Nessa aula, além de aprender a definição e elementos dos textos de comunicação e informação, você pode colocar em dia seus estudos sobre atualidades, já que o tema está profundamente ligado à educação para a mídia, combate de notícias falsas e democratização do acesso à informação.
A aula “Textos de comunicação e informação” integra o acervo de mais de 180 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.
Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.
Videoaula do Curso Enem: Textos de comunicação e informação Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário