A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no interior de Minas Gerais, anunciou o corte de uma série de serviços por conta do contingenciamento de 30% da verba discricionária, imposto pelo Ministério da Educação (MEC) a todas as universidades federais. Segundo a instituição, a suspensão é imediata.
Em entrevista ao G1, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade, justificou que está fazendo o possível para que os cortes não cheguem à sala de aula. De certa forma, no entanto, os alunos já serão afetados. O serviço de transporte que levava os estudantes de um campus a outro da UFU será suspenso em casos intermunicipais e reduzido em 70% dentro da mesma cidade.
O quadro de estagiários da universidade, composto também pelos estudantes, será reduzido em 60%. Por fim, dois programas de bolsa, o “Programa Bolsas de Graduação – PBG” que seria implementado esse semestre, e as bolsas de iniciação científica em contrapartida com a Fapemig tiveram sua suspensão também confirmada.
A universidade também tentará reduzir gastos referente a serviços terceirizados, como de manutenção de infraestrutura. Segundo Alves de Andrade, os cortes já vêm sendo feitos desde junho e será possível revertê-los apenas se o MEC repensar o contingenciamento.
Contingenciamento faz Federal de Uberlândia cortar bolsas e transporte Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário