Se entender a realidade que estamos vivendo está difícil, imagine aprender a ler e a interpretar todos os dados que vemos diariamente sobre a covid-19. Para te ajudar a se preparar para os exames e entender a situação brasileira, recebemos o autor e professor de Matemática Ricardo Suzuki, do sistema de ensino pH, na série de lives do GUIA sobre o novo coronavírus.
A atividade principal da Matemática, no cenário atual, é analisar dados sobre a disseminação da doença, assim como projetar cenários possíveis para o futuro. Como na nossa última live, sobre Biologia e o novo coronavírus, o professor comenta como é importante se informar a partir de instituições oficiais.
Suzuki aponta que a leitura de gráficos deve ser um dos conteúdos mais cobrados pelos exames. Com dados coletados por ele em fontes oficiais, o professor mostra as diferenças entre escalas lineares e logarítmicas e explica como é possível entender a disseminação da doença e quais são as repercussões matemáticas do isolamento social.
Ele também pede para os alunos estarem atentos à escala dos gráficos. Segundo Suzuki, em questões comparativas, é possível que diferentes gráficos com os mesmos dados apresentem inclinações diferentes apenas porque estão sendo trabalhados em escalas diferentes.
Apesar dos dados em situações pandêmicas serem alterados todos os dias, ele atenta que as questões dos vestibulares devem ser apresentadas de maneira mais simples com situações mais claras. Por exemplo, na realidade, é impossível sabermos a base da função exponencial, que indica quantas pessoas são infectadas por um contaminado. Mas, nas provas, essa informação deve ser apresentada no enunciado da questão.
Esteja preparado, também, para problemas de porcentagem, que devem se relacionar com outras disciplinas como Biologia, Química e Sociais. Além disso, outro tema importante será relacionado às questões econômicas do país a partir de exercícios de matemática financeira, como juros simples e compostos.
Assista à live completa com as explicações do professor.
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“Decifrando o Coronavírus”: entenda os gráficos e dados sobre a pandemia Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
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