Por causa da pandemia do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), escolas e cursinhos suspenderam as aulas. Mesmo sabendo que a paralisação é necessária, muitos alunos se preocupam com os prejuízos dessa quebra de rotina em ano de vestibular.
A preocupação é válida, mas o momento agora é de se cuidar e de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de estudos em casa. Aproveite o ambiente seguro e familiar e o tempo que você economiza de transporte até o trajeto, para descansar antes de iniciar os estudos. Foco e determinação!
Para ajudar nesse período conturbado, George Balbinol, diretor de Negócios da Mangahigh, plataforma de recursos digitais adaptativos para o ensino-aprendizagem da matemática, separou algumas dicas para quem teve as aulas suspensas e vai precisar estudar em casa. Confira:
Siga uma rotina
A dica é seguir uma rotina similar à que teria se fosse para a escola: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo os conteúdos programáticos que seriam trabalhados em sala de aula. Recursos digitais oferecidos pela instituição de ensino são excelentes para esse momento, principalmente se eles possibilitarem que o professor acompanhe o desempenho dos alunos.
Defina um local de estudos
É importante que o estudante escolha um ambiente tranquilo no qual não seja distraído pelo que acontece em seu entorno e realmente possa focar.
Tenha equilíbrio
Pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência semelhante à que teria na escola ou cursinho. E não se esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.
Conecte-se com seus colegas
Mantenha contato. Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Que tal criar grupos de estudos em redes sociais, como WhatsApp ou Facebook?
Peça ajuda da família
Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que os pais demonstrem interesse naquilo que os filhos estão aprendendo e que se disponham a ajudá-los quando possível.
Use a tecnologia a seu favor
É válido utilizar outras fontes de conhecimento, como a internet, para tirar dúvidas e aumentar o conhecimento. Considerando esse contexto, a Mangahigh, por exemplo, decidiu disponibilizar sua plataforma gratuitamente para escolas que suspenderam as atividades.
Mais uma dica: estude por meio de filmes, músicas e podcasts
Além da questão da saúde física, uma pandemia também mexe com o emocional das pessoas. Fazer coisas que te entretém e te distraem é muito importante no cenário em que vivemos. Se puder conciliar com os estudos então, melhor ainda! Estudar por meio de músicas, podcasts e filmes é uma ótima saída.
Para ajudar, separamos alguns conteúdos que a redação do GUIA preparou com muito carinho para vocês, como forma de sugestão de estudo. Que tal?
- 4 HQs brasileiras para refletir sobre a história do país;
- 7 documentários brasileiros que podem te ajudar no vestibular;
- 9 músicas sobre temas importantes da história nacional;
- 6 documentários sobre mulheres dirigidos por mulheres;
- Podcasts da USP podem ajudar nos estudos de atualidades para o vestibular;
- Gosta de história? 9 séries que você não pode perder;
- Conheça três livros de Angela Davis e saiba mais sobre os Panteras Negras;
- Conheça “Marca Texto”, o podcast de literatura do GUIA DO ESTUDANTE;
- 7 canais no YouTube que vão te ajudar em cada disciplina do Enem.
Bons estudos!
Coronavírus: 7 dicas para estudar em casa e não perder o ritmo Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário