Desde o início da vida escolar, é comum estabelecermos uma relação de amor ou ódio com a Matemática. Gostando ou não, ela é essencial para o cotidiano de qualquer pessoa e está presente nas situações mais banais e nas mais complexas.
Mas para quem se interessa pela área e gostaria de se aprofundar durante o Ensino Superior, existem alguns cursos que permitirão que a Matemática faça parte do seu dia a dia, como um dos seus maiores objetos de trabalho. Confira abaixo nove carreiras nas quais, muitas vezes entre um desafio e outro, será necessário o domínio da disciplina:
Administração
Em uma mistura de números e Ciências Humanas, o administrador é o responsável por gerenciar recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. A partir de fundamentos matemáticos, dependendo da área de atuação, o profissional pode pensar em novas formas de minimizar os custos, maximizar o lucro, definir metas, pensar em soluções e evitar prejuízos.
Ciências Contábeis
O profissional de Contabilidade pode atuar em diversas áreas e em cada uma quanto maior o domínio matemático maiores as chances de se destacar. Seja atuando como um consultor auxiliando decisões de mercado ou tentando minimizar os efeitos de uma crise, o contador é o responsável pelos números da empresa. É necessário que ele registre os capitais da companhia para interpretar o seu estado financeiro.
Arquitetura e Urbanismo
O arquiteto é responsável por planejar e desenhar espaços da melhor maneira possível, considerando aspectos estéticos, a funcionalidade e a segurança das construções. Para realizar isso, os cálculos não podem ficar de fora e cada proporção, escala e medida precisam ser precisas. Dessa forma, em uma união de arte e engenharia, a Matemática é necessária para projeções, cálculos estruturais e no desenho de plantas, por exemplo.
Engenharias
Independentemente da área em que deseja atuar (Mecânica, de Alimentos, Civil, de Produção etc.), a Matemática está na base de qualquer Engenharia. Para conseguir criar, transformar e solucionar os mais variados problemas no exercício da profissão, o engenheiro precisa aplicar uma série de conceitos matemáticos. Veja qual especialidade mais te agrada, mas fique tranquilo que sua habilidade com números com certeza será muito explorada.
Estatística
A Estatística é uma ferramenta fundamental para que governos e empresas consigam tomar as melhores decisões a partir do levantamento e interpretação de dados. O estatístico pode atuar, por exemplo, na área de experimentos científicos, riscos no mercado financeiros ou no controle de epidemias, sempre visando a menor margem de erro possível. Para isso, o profissional deve dominar a Matemática e usá-la a seu favor a todo momento.
Logística
O profissional da área é responsável por organizar a cadeia produtiva e a distribuição de produtos da melhor maneira possível. Ter total domínio da Matemática irá auxiliá-lo a controlar todo o processo de uma forma mais eficaz, reduzindo custos, obedecendo prazos e mantendo a qualidade do que está sendo transportado.
Economia
Unindo habilidades da Matemática e da Ciências Humanas, o economista lida diretamente com números no seu dia a dia no mercado de trabalho seja em empresas ou bancos. Na graduação, o estudante terá contato com matérias como Contabilidade, Matemática Financeira, Finanças e Estatística.
Ciência da Computação
Esta carreira exige um grande domínio da Matemática para que o profissional da área consiga entender e aplicar fundamentos da linguagem de programação na hora de desenvolver programas e softwares.
Matemática
É claro que esta não poderia ficar de fora da lista. Quem decide cursar Matemática poderá optar por licenciatura ou bacharelado na hora de se dedicar integralmente a essa ciência.
O curso de licenciatura irá formá-lo para ser professor do Ensino Fundamental e Médio, enquanto o bacharel ficará mais focado em pesquisa científica na área de Matemática Aplicada. Em ambas graduações, o currículo apresenta disciplinas como Cálculo, Geometria, Trigonometria e Álgebra Linear.
9 carreiras para quem gosta de Matemática Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário