O período de inscrição para o segundo semestre do Sisu, inicialmente divulgado pelo governo, começaria nesta terça-feira (16). Mas o edital nem chegou a ser publicado e alunos de diversas partes do país cobraram informações nas redes sociais, com a #cadeosisu2. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, então, anunciou no início da tarde de hoje, que o período de inscrições para a segunda 2020 do programa foram adiadas para julho.
Os candidatos interessados, que prestaram o Enem 2019 e não zeraram a redação, poderão se inscrever no Sisu entre os dias 7 e 10 de julho. Segundo Weintraub, O MEC deve divulgar nos próximos dias o edital com as regras e o cronograma completo da edição.
O MEC também oficializou o adiamento e anunciou que até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas.
Cursos a distância
Em maio, o MEC anunciou que alterou a portaria com as regras do Sisu para incluir a oferta de vagas em cursos a distância. As alterações passam a valer já para o processo seletivo deste segundo semestre do programa.
É a primeira vez que as instituições interessadas poderão ofertar vagas em cursos não presenciais. Além disso, a portaria determina que as universidades ofereçam meios digitais para o aluno encaminhar os documentos necessários para matrícula, e que publiquem a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Ele foi criado em 2012.
Inscrições para o Sisu do 2° semestre foram adiadas para julho Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário