quarta-feira, 17 de junho de 2020

Conheça as habilidades profissionais que vão te destacar no trabalho

As soluções digitais já mudaram o ambiente de trabalho. Seja com novas profissões ou novos modelos de negócios, empresas e profissionais precisam se adaptar. Com grandes mudanças no mercado, o questionamento sobre qual profissional o mercado precisa e o que é esperado dele torna-se relevante.

De acordo com Elisa Cavalcante, sócia da consultora de Recursos Humanos 3D Partners, “ao longo dos anos, percebeu-se uma valorização do que é chamado de soft skills, ou ‘habilidades humanas’, que são até mais valorizadas que as habilidades técnicas”. Essas competências referem-se a características comportamentais que preparam o profissional para encarar os desafios do mercado. Elisa conta que essa valorização aconteceu quando as empresas perceberam que é possível treinar as capacidades técnicas em seus funcionários, mas é muito mais difícil treinar um comportamento.

A ideia da valorização das soft skills é, também, atentar para a inclusividade de perfis diferentes. Percebeu-se que trazer pessoas com trajetórias diversas gera mais inovação e agilidade, características marcantes do mercado atual. 

Heloisa Vieira, Gerente de Recrutamento e Seleção da startup de habitação QuintoAndar, conta que muitos dos profissionais da empresa não são graduados ou não se formaram em algo relacionado à área em que trabalham. A QuintoAndar é a maior imobiliária digital do Brasil e usa a tecnologia para facilitar e diminuir a burocracia do aluguel de residências. Heloisa lembra que a graduação é importante, sim, principalmente para áreas técnicas, mas não é tudo. Já de acordo com a iFood, foodtech brasileira que atua no ramo de entrega de comida pela internet, por exemplo, é muito importante que seus “colaboradores trabalhem de acordo com a cultura da empresa que foca em inovação, versatilidade e senso de dono”.

Prepare-se para o mercado

Entre as primeiras habilidades que devem ser importantes para o profissional está a resiliência. Em um cenário mundial com mudanças e inovações diárias, ter “a habilidade de adaptação rápida é importante para evitar frustrações”, segundo Heloisa. É necessário estar pronto para resolver problemas e adaptar-se às novas realidades impostas por meio da inovação. Elisa concorda e ainda pontua que, nesse aspecto, também é preciso ter uma atitude positiva em relação ao “não”, ainda que, a princípio, uma decisão não te agrade. 

Para a consultora de RH, ainda, é importante ter a habilidade de se comunicar bem e formar alianças. As organizações estão se adaptando a partir de um modelo de equipes colaborativas e isso significa que saber trabalhar com pessoas diferentes (inclusive de outras áreas) te dará a vantagem de crescer como profissional. Elisa afirma que, nas empresas, a integração ultrapassa as fronteiras entre equipes e “é preciso ter empatia com o problema das áreas diferentes, conhecer e entender como você pode ajudar”.

Elisa conta, ainda, que ter visão de negócios tem se tornado importante, independentemente da função exercida. Estar atento à economia global e saber conversar sobre negócios pode ser um diferencial importante para te destacar. “E essa não é uma habilidade que se adquire da noite para o dia, é preciso estudo”, afirma.

Trabalhe suas habilidades

Existem várias formas de se preparar para atender às expectativas do mercado. Heloisa  aprender com o exemplo dos demais é um ponto importante, porque “sempre terá alguém fazendo algo de forma diferente de você”. Essa atenção à sua volta e aos avanços dos colegas de trabalho (ou mesmo de profissionais de empresas diferentes) vão te ajudar a se desenvolver continuamente.

Outras atividades diárias que podem te ajudar vão desde ouvir podcasts, ler notícias e saber o que está acontecendo no mundo até o autoconhecimento. De acordo com Elisa, reconhecer seus talentos e, também, suas limitações é importante. Para ela, o voluntariado é uma experiência incrível: vai te ajudar a se conhecer melhor e desenvolver sua empatia.

Outra dica importante é aproveitar os momentos de contato com recrutadores para entender como você pode demonstrar que está preparado. Para Natália Dantas, líder do time de recrutamento da empresa de Marketing de Conteúdo Rock Content, “as empresas te contam o que estão buscando, então aproveite das descrições de vagas e dos momentos de contato com entrevistadores para perguntar”. Além disso, ela aponta que é muito importante buscar feedback das pessoas com as quais você trabalha (ou já trabalhou): “realmente busque ouvir e criar planos para melhorar os pontos levantados”, afirma.

Heloisa conta que no QuintoAndar também “costumamos valorizar bastante a trajetória de entregas das pessoas”. Ou seja, envolver-se em projetos, grupos e dinâmicas, por exemplo, e construir um bom portfólio vão te ajudar a mostrar seu potencial como profissional.

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