Se você é vestibulando e não está acompanhando de perto as discussões recentes envolvendo a Amazônia, é bom começar agora mesmo! Discussões ambientais são de longe um dos temas prioritários do Enem, que é hoje a maior porta de entrada para universidades públicas e particulares (com bolsas e financiamentos). O exame explora o tema em questões de interpretação, atualidades, geopolítica e, é claro, Biologia!
As perguntas envolvendo Ecologia e Ciências Ambientais correspondem a 29,6% de todas as questões de Biologia no Enem e 9,3% da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dentro dessa subárea de ecologia, espera-se que o candidato entenda desde o funcionamento de biossistemas (como conceito de teia alimentar, sucessão, comunidade clímax, interação entre seres vivos e os ciclos biogeoquímicos) até a exploração de recursos naturais, a exploração ambiental e a legislação envolvendo meio ambiente e conservação.
Apesar do destaque para essa área, a prova de Biologia do Enem é bastante diversa, e inclui ainda mais cinco áreas principais: moléculas, células e tecidos; hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; origem e evolução da vida e qualidade de vida das populações humanas.
A primeira dessas divide o protagonismo com ecologia, e também corresponde à 29,6% das questões de biologia. É esperado do candidato o domínio sobre estrutura e fisiologia celular, noções de DNA e RNA, tecidos animais e vegetais, respiração celular e fotossíntese (olha a questão ambiental aí de novo), entre outros assuntos.
Deu para notar que cada uma dessas áreas engloba muita coisa, certo? Como estamos há exatos três meses do Enem e não dá para perder tempo, listamos os conteúdos mais cobrados de Biologia nas últimas edições do exame — assim, você consegue dar uma atenção especial a eles na revisão! Aproveite também para acessar as matérias que já publicamos sobre os assuntos mais cobrados em História, Geografia, Filosofia e Sociologia e Matemática.
- Sistema imunitário 9,9%
- Ecossistema 8,5%
- Fundamentos da Ecologia 8,5%
- DNA e RNA 5,6%
- Genética 5,6%
- Hematologia 5,6%
- Angiosperma 4,2%
- Proteínas e enzimas 4,2%
- Bioenergética 2,8%
- Bioma 2,8%
- Crescimento populacional 2,8%
- Evolução 2,8%
- Excreções 2,8%
- Genoma humano 2,8%
- Organização celular 2,8%
- Relações ecológicas 2,8%
- Biogênese e abiogênese 1,4%
- Classificação dos seres vivos 1,4%
- Embriologia 1,4%
- Filo Chordata 1,4%
- Grupos zoológicos 1,4%
- Material genético 1,4%
- Mecanismos de evolução 1,4%
- Membrana plasmática 1,4%
- Noções de Bioenergética 1,4%
- Nutrição e secreção vegetal 1,4%
- Protozoários 1,4%
- Reino Monera 1,4%
- Sistema digestório e vitaminas 1,4%
- Sistema nervoso 1,4%
- Sistema Rh 1,4%
- Transporte pela membrana 1,4%
- Trocas gasosas em plantas 1,4%
- Verminoses 1,4%
Quais os assuntos de Biologia mais cobrados no Enem Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário