Começa nesta terça (25) o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano. O programa oferece a chance de financiamento da graduação para estudantes do Ensino Superior de instituições privadas. Ao todo, serão oferecidos 150 mil contratos.
A primeira condição para pedir o financiamento é ter realizado alguma edição do Enem de 2010 em diante e ter obtido média maior que 450 nas provas, além de não ter zerado a redação. Para se inscrever, o estudante deve acessar a página do Fies e inserir CPF e data de nascimento.
Além de ter feito o Enem, o candidato precisa também comprovar sua condição socioeconômica no ao longo da inscrição. Na modalidade “Fies”, a convencional, podem concorrer aqueles com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e, de acordo com o MEC, serão oferecidos 50 mil contratos. Já na modalidade “P-Fies”, inaugurada ano passado, podem ser contemplados aqueles com renda familiar de três a cinco salários mínimos.
Fies e P-Fies: quais são as diferenças?
Além do critério de renda, o P-Fies apresenta condições de pagamento e de seleção diferentes. Diferente do Fies, em que as taxas de juro são igual a zero, as taxas da nova modalidade serão definidas pelos bancos parceiros. Além disso, os critérios de pré-classificação pelo P-fies se darão apenas pelas notas obtidas no Enem, enquanto os da modalidade original seguirão, além das notas, a seguinte sequência:
I – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
III – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
IV – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Resultado
No dia 9 de julho será divulgado o resultado dos pré-selecionados. Esses candidatos ainda não são chamados de selecionados porque a garantia do financiamento só se dará depois da complementação das informações (para quem concorreu na modalidade Fies) e validação na instituição de ensino. Confira o calendário:
Inscrições: 25 de junho a 1º de julho
Pré-seleção: 9 de julho
Complementação das informações (modalidade Fies): 10 a 12 de julho
Chamada da lista de espera: 15 de julho a 23 de agosto
Inscrições abertas para o Fies 2019/2 Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário