Há quem ainda chame o dia do Profissional da Contabilidade (25/4) de Dia do Contabilista. Que é diferente do Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro. O embrolho é meio parecido com aquele macete da frase e da oração: toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração. Pois é, todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista pode ser chamado de contador. A gente explica.
Basicamente, o termo contabilista é mais geral, e poderia ser aplicado a qualquer profissional que atue na área de contabilidade, seja ele bacharel, técnico ou auxiliar. Por isso muitos chamam o dia do Profissional da Contabilidade de Dia do Contabilista, ainda que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tenha substituído formalmente o termo por “Profissional da Contabilidade” em 2010.
Mas então o que diferencia o contador nesse grupo? Basicamente, um diploma universitário. Só pode ser chamado de contador o bacharel em Ciências Contábeis. Algumas das funções exercidas por ele são o planejamento tributário do negócio, o fluxo de caixa, os relatórios financeiros, a folha de pagamento e a apuração dos impostos.
O contabilista exerce funções similares, mas tem algumas restrições estabelecidas pelo CFC. Ele não pode, por exemplo, realizar perícias judiciais ou auditorias. Vale lembrar, no entanto, que os profissionais técnicos em contabilidade no Brasil vieram muito antes: os cursos em nível médio para realizar funções da área foram criados em 1931, enquanto o primeiro curso universitário em Ciências Contábeis só apareceu em 1945.
Qual a diferença entre o contador e o contabilista? Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário